Italo Ventura | Aprenda definitivamente como conversar e ser interessante

23.09.2020

Aprenda definitivamente como conversar e ser interessante

Não existe pergunta ruim, mas resposta ruim. Saiba como conversar e ser interessante.

Eu achava no começo que conversar era um jogo de tênis. Eu jogava a bola e a bola voltava. Ficava mais ou menos assim: “Oi, tudo bem?”, e a pessoa me respondia: “Tudo bem e você?”. E era isso. 

Esse tipo de comunicação não funciona porque muito potencial é deixado de lado e muitos assuntos são desperdiçados. O papo, quando eu falava dessa forma, não rendia e as coisas dificilmente funcionavam. 

Um dia, eu resolvi adentrar o mundo da inteligência social e descobri uma coisa: a conversa tem muito mais a ver com jogo de futebol. A pessoa me toca a bola, eu faço uma firula, passo a bola para lá e para cá e depois devolvo. Ela pega essa bola, brinca com ela, faz uma graça e me devolve. 

Não existe pergunta desinteressante, e sim resposta desinteressante. Se você entender que conversar tem mais a ver com você desenvolver um assunto do que esperar que um homem faça isso por você, sua vida já vai melhorar bastante.

O que você vai aprender neste texto

  • Fale do que de fato acontece com você
  • O que é uma mulher boa de conversa?
  • Como é uma mulher ruim de papo?
  • Se conecte através da linguagem
  • Preencha suas gavetas
  • Saiba contar histórias
  • Se esforce para aprender a conversar

Fale do que de fato acontece com você

Quando alguém te perguntar “Oi, tudo bem?”, você pode responder com algum acontecimento do seu cotidiano: “Na verdade, não. Meu cachorrinho tá doente, tem três dias que ele não come”.

E aí, o que aconteceu? Você recebeu a perguntinha desinteressante dele, fez uma firulinha e passou a bola. Agora, se o cara não entender, se ele não desenvolver a conversa, isso é problema dele. Ele não entendeu que a conversa precisa fluir. 

Não há por que ficar insistindo em um cara que não sabe como conversar, afinal, um relacionamento é principalmente diálogo. Não sinta medo e troque de cara mesmo. 

Outra maneira de você responder a um “Oi, tudo bem?” é dizer: “Tudo bem comigo, que bom que você me mandou mensagem, tô intrigada com uma coisa…”.

A partir disso, desenvolva essa conversa, pense em algo integrante para responder a este homem. Pode ser um seriado ou um livro que você está lendo. Queira ser interessante, procure ser alguém com quem é bom conversar. 

Mas se ele for desinteressante? Pelo menos você está treinando e tirando proveito da situação, praticando sua habilidade de comunicação. 

O que é uma mulher boa de conversa?

Você pode me dizer “Ah, Ítalo, aquele cara não sabe conversar, só fica sendo monossilábico, eu mando um texto e a conversa não flui”. Este homem pode não saber conversar nem online nem pessoalmente, mas isto não é um problema seu. Você precisa ser uma pessoa legal de conversar, e é isso o que interessa.  

Se não fluir, mande ele ir embora, porque você é boa de conversa e precisa estar com alguém que também seja. Você pode se conectar com quem quiser, e isso você não irá usar só para homens, mas para a sua vida.

Nós somos seres sociais, e saber conversar é uma habilidade que nós precisamos ter. Comunicação é tudo.

Como é uma mulher ruim de papo?

  • Não estabelece conexão
  • Só fala dela
  • É monossilábica
  • Não tem assunto 
  • É vazia de conteúdo
  • Não sabe contar histórias

Uma mulher boa de conversa sabe se conectar, sabe fazer o rapport — técnica da psicologia para estabelecer uma conexão entre duas pessoas — acontecer. 

Sabe quando você está com alguém e parece que vocês estão em uma bolha? É assim que deve ser. É claro que depende de ambas as partes, mas você precisa saber fazer a sua. E se você souber fazer a sua de forma voluntária, pensada e proativa, é mais fácil que a outra parte também se sinta disposta a fazer.

Como você se conecta com as pessoas? É simples, faça mais contato visual, sorria mais porque isso relaxa as pessoas, deixa elas à vontade. Contato visual é uma das armas que mais geram sentimento de conexão. 

A Mulher de Alto Valor sabe disso, ela sabe se conectar, olhar no olho, ela sorri enquanto fala. 

Se conecte através da linguagem

Uma outra dica é estar alinhada com o linguajar da pessoa. Se ela falar de uma maneira X ou Y, fale assim também, use as expressões que ela usa.

Fale, também, o nome dessa pessoa, porque não há som melhor para o ego humano do que o próprio nome. Outra dica é: se essa pessoa fala rápido, tente falar na velocidade dela; se for lenta, converse no mesmo ritmo. 

Por que isso é importante? Se você fizer dessa forma, vai chegar a um ponto que os dois estarão em tamanha harmonia que vão esquecer o que está ao redor. Este é o ponto que deve ser atingido.

Para você aumentar ainda mais essa conexão não fale apenas de você. Eu sei que muitos homens só falam de si mesmos, mas você não deve seguir o exemplo deles, você deve ir na direção oposta. Até porque, uma pessoa que só fala de si mesma, além de ser egocêntrica, é alguém ruim de conversar.

É o típico exemplo do signo. “Olha, meu signo é peixes, qual seu signo?”, ele te responde e você fala em seguida “Ah, que massa, seu signo é áries, você acredita em astrologia?”. Essa é a diferença. Você não vai falar para ele de você, você vai perguntar a opinião dele sobre astrologia, perguntar sobre ele, incluí-lo na conversa e dar liberdade para ele expressar o próprio ponto de vista.

Se ele responder que sim, diga “E quando você começou a gostar de signos?”. Se ele responder que não, diga algo do tipo “Ah, isso é típico de um ariano, não acreditar em signos”. Deixe a conversa divertida.

Preencha suas gavetas 

A mulher que tem conteúdo fala sobre muitos assuntos, tem repertório, enche a gaveta com várias temáticas. Mulher ruim de conversa fala só sobre assuntos fúteis, quantidade de likes, rede social. A não ser que isso seja o seu trabalho, evite falar sobre esses assuntos.

Por isso, preencha as suas gavetas. Leia novos livros, procure sobre aquilo que te interessa, entenda melhor das coisas que você gosta. Uma pessoa falando apaixonadamente sobre um assunto é apaixonante.

E quando você fala de forma empolgada, se a pessoa for agradável, ela vai se sentir mais aberta a conversar com você. Essa troca de energia fica mais fácil de acontecer quando você se mostra disponível, acessível. Uma hora os assuntos se conectam, porque um assunto puxa outro.

Ser interessante é conversar sobre algo que você gosta de verdade. É falando sobre coisas novas que suas gavetas estarão cheias.

Não precisa falar gritando, mas fale com energia. As pessoas gostam de estar perto de quem aparenta gostar de falar, de conversar, de se comunicar, de estar presente ali naquele momento, curtindo o espaço e o ambiente.

Quando você encontrar a pessoa, demonstre felicidade, mostre que você está entusiasmada e feliz em vê-la.  

Uma Mulher de Alto Valor sabe como desenvolver uma conversa. Ela sabe como contar uma história de maneira interessante, nem sendo detalhista demais, nem atropelando os acontecimentos, mas cada assunto no seu tempo. 

Saiba contar histórias

Sabe aquele personagem icônico que a maior parte do mundo conhece? Jesus? Ele espalhava a mensagem dele por meio de histórias. Naquela época, mais de 2000 anos atrás, isso já funcionava.

A nossa cabeça consegue criar cenários e, dessa forma, conseguimos mais facilmente associar essas histórias a conteúdos mais complexos e difíceis.

Uma vez eu saí com uma mulher, fui para um rodízio de pizza e demorou demais para o garçom chegar até nossa mesa. Foi então que eu contei a história do lugar amaldiçoado. Eu disse a ela que todo bar, restaurante, lanchonete pode ser condenado e que iria testar.

Caso o garçom te atenda rápido o local é normal, mas se ele demora para te atender é porque você é invisível, e aí o lugar estaria amaldiçoado. 

Perceba que eu poderia ter ficado bravo e falado “Nossa, mas no primeiro encontro tá dando tudo errado”. Eu brinquei com a situação, falei que poderíamos ir aonde não fosse amaldiçoado, e além disso criamos, juntos, teorias sobre como reconhecer um lugar assim para poder evitar.

Agora eu posso conversar e me conectar com quem eu quiser, e você pode fazer isso também, basta ressignificar uma circunstância. Se for ruim, faça ela ser boa, extraia o que de bom tem dali porque tem como, basta um pouco de esforço.

Não existe história chata, existe história mal contada. 

Se esforce para aprender a conversar

Você pode me dizer que não sabe conversar, que é tímida, que tem vergonha de puxar assunto. Vamos lá, para te explicar isso melhor, eu vou fazer o que de melhor alguém pode fazer por outra pessoa que é te contar uma história. 

Imagina uma criança de dez anos que quer muito aprender a andar de bicicleta, mas ela tem medo, e sempre diz à mãe que não vai subir na bicicleta. Essa criança vai aprender a andar?

Da mesma maneira acontece com você. Você diz que quer conversar com aquele homem, ou parecer interessante aos olhos deles, mas não faz nada para que isso aconteça.

Por isso, se disponha a ser alguém interessante, parecer interessante e divertida. Um livro que pode te ajudar muito nesse começo é “Como fazer amigos e influenciar pessoas” – Dale Carnegie.  

Existe o conceito de mar e piscina. Se eu aprendo a nadar no mar, eu vou ser muito melhor, porque lá tem onda. Aprender a nadar na piscina é meio falso, porque corre o risco de eu ir para o mar e beber muita água.  Agora se você já sabe nadar no mar, a piscina vira uma piscininha.

E conversar por mensagem é piscininha. Agora, ao aprender a conversar na vida real, você vai saber como é conversar de verdade.

Há algum tempo eu ensino às minhas alunas como manter um papo interessante e descontraído. Eu juntei todo o conhecimento que adquiri ao longo da vida e a partir de estudos, em um curso que se chama Jogo das Palavras. Ao realizar o curso, você vai saber como guiar uma conversa do início ao fim, e nunca mais será uma pessoa sem assunto.

Comentários

Leia também

O guia para conversas irreristíveis pela internet

Baixe o e-book “oi, sumida” e aprenda os princípios de uma conversa online envolvente e irresistível.


Você está 100% Livre de SPAM

O guia para conversas irreristíveis pela internet

Baixe o e-book “oi, sumida” e aprenda os princípios de uma conversa online envolvente e irresistível.


Você está 100% Livre de SPAM