Italo Ventura | Como funciona a cabeça de um homem apaixonado?

15.06.2020

Como funciona a cabeça de um homem apaixonado?

Muitas mulheres tem uma grande dificuldade de entender o comportamento masculino nos relacionamentos. Devido a vários mitos, amplamente divulgados, elas ficam com a impressão de que a maior parte da população masculina tem pavor de se apaixonar e fogem de relacionamentos. Porém, isso está longe de ser verdade. Nós, homens, agimos de forma diferente, mas […]

blog italo homem apaixonado

Muitas mulheres tem uma grande dificuldade de entender o comportamento masculino nos relacionamentos. Devido a vários mitos, amplamente divulgados, elas ficam com a impressão de que a maior parte da população masculina tem pavor de se apaixonar e fogem de relacionamentos. Porém, isso está longe de ser verdade. Nós, homens, agimos de forma diferente, mas temos os mesmos desejos de amor, aceitação e queremos sim ter uma pessoa especial em nossas vidas. Para desmistificar um pouco a questão, eu fiz um texto explicando como funciona a cabeça de um homem apaixonado. Vamos lá?

mitos sobre relacionamento masculino

Como entender o comportamento do homem?

Antes de entender a cabeça de um homem apaixonado, você precisa entender como a população masculina se comporta, no geral. Homens e mulheres são mais parecidos do que você pensa mas ainda assim, enquanto nossas habilidades, pensamentos e desejos são semelhantes, nossos padrões de comportamento, razões e maneiras de realizar uma tarefa podem ser muito diferentes. 

Vários especialistas em relacionamentos afirmam que é preciso aprender a respeitar a natureza de cada sexo. A base desse conceito é que homens e mulheres percebem e operam na realidade de maneira diferente e até oposta, o que leva a muitos mal-entendidos e conflitos na comunicação do casal.

 A origem da diferença, segundo a ciência

Especialistas afirma que há milhões de anos, para sobreviver como espécie, homens e mulheres se especializaram em diferentes funções. Evolutivamente, as mulheres foram treinadas para entender os processos de vínculo, já que a sobrevivência dependia disso. Isso está muito arraigado na biologia delas  e as tornam especialistas no campo da linguagem corporal, como a distinção das tonalidades de voz para interpretar intenções e emoções 

Os homens também querem se relacionar, desejam se comprometer e formar laços. No entanto, os processos pelos quais ele passa nos diferentes estágios do relacionamento são muito diferentes dos das mulheres.

Segundo Alison Armstrong, autora do livro “Queen’s Code” e famosa por seus estudos sobre o sexo oposto, para entender os homens, você precisa entender que a maioria deles passa por uma série de estágios, os quais ela associa a arquétipos da Idade Média. Veja quais são

  1. Primeiro ele passa pela fase do escudeiro. Ele é o garoto inquieto que tira os cabelos grisalhos de sua mãe, enquanto fantasia sobre as aventuras dos cavaleiros. 
  2. Ao se tornar um deles na juventude, ele não esconderá sua paixão por competição, desafios, resgate e conquista de donzelas. 
  3. Então ele alcançará a fase do príncipe, onde se sentirá forçado a dizer adeus ao seu apartamento de cabeça para baixo e trabalhar duro para construir seu reino; até quando  receber a coroa do rei. 

Entender todo esse processo pode ser fundamental para perceber o modo como os homens agem e o comportamento deles quando se apaixonam.

Leva mais tempo para abrir seu coração

Outra coisa muito importante sobre o comportamento dos homens: eles  demoram mais para abrir seus corações do ponto de vista da intimidade. Se um homem lhe disser coisas importantes sobre sua vida pessoal muito em breve, é que ele confia em você e valoriza você. Os homens são menos emocionais que as mulheres, pois, devido a uma questão cultural, eles também foram forçados a assumir o papel da fortaleza e não a chorar.

homem observando oceano

O que tira um homem do sério

Como eu disse lá em cima, há diferenças biológicas entre homens e mulheres, o que explica muito mal entendidos. Por exemplo, o cérebro dos homens e o cérebro das mulheres são diferentes. Nós, homens, vemos o mundo de maneira diferente.

Deixa eu explicar de forma bem simplificada: o cérebro tem dois hemisférios; direito: arte, imaginação, intuição; esquerda: lógica, ciência, matemática. Os dois hemisférios estão melhor conectados nas mulheres do que nos homens, o que ajuda a explicar a resposta emocional das mulheres a coisas que os homens mal percebem.

Por exemplo, a queixa número 1 de homens sobre as mulheres com quem namoram: “De repente, ela fica com raiva e não me diz por quê!” – presumivelmente porque ela acha que ele deveria saber, mas não é a estupidez que o mantém no escuro, é a configuração do cérebro masculino. Eu separei algumas coisas que pode parecer bobagem para vocês, mulheres, mas que tiram os homens do sério

1. Explodir sem motivo

Quando as mulheres ficam com raiva de pequenas coisas e do nada começam a ficar estressadas, eles não conseguem entender o motivo de tanta chateação. Muitas vezes, não sabem como reagir às mudanças repentinas de humor que as mulheres têm.

2. Gelo

Isso é típico das mulheres e certamente a “melhor” arma. Quando vocês estão com muita raiva e querem fazer os parceiros se sintam mal, preferem ficar quietas e agir com frieza. 

3. Lembrar-se dos problemas de discussões anteriores

Uma das atitudes típicas que mais desagrada os homens é que, enquanto as mulheres brigam com seus parceiros,  trazem discussões do passado O rancor mantido apenas serve para ampliar o problema e gerar mais estresse no ambiente.

4. Dar ultimatos

Tentar dominar o relacionamento através de ameaças ou ultimatos é uma estratégia imprudente, porque, em vez de ser a vencedora, você fará com que seu relacionamento fique tenso e seu parceiro se sinta impotente e irritado.

5. Fingir desinteresse

Fingir desinteresse quando você ainda está na fase da conquista pode dar resultados, mas quando já existe um relacionamento estabelecido, não é bom você abusar desse recurso, pois é uma das atitudes que mais desagradam e irritam os homens.

Existe uma solução para tudo isso, e é bem óbvia,o diálogo franco e aberto. Homens e mulheres são diferentes, mas não a ponto de estarem além do alcance intelectual um do outro. Os sexos podem se entender, é só fazer uma forcinha.

homem desinteressado pelo relacionamento

Como entender a cabeça de um homem apaixonado – O que faz um homem querer namorar sério?

Apesar de como possa parecer, existem muitos homens por aí que estão procurando o mesmo romance, compromisso e monogamia que as mulheres. Mas o que leva um homem a mudar de “status de relacionamento”? Quais são as razões que fazem um homem decidir largar a vida de solteiro e embarcar em um relacionamento?

Deixa eu explicar uma coisa a maioria das mulheres está errada sobre as razões pelas quais um homem quer um compromisso. Elas acham que precisa de sexo, ou que ele precisa ter uma mulher incrivelmente bonita com um corpo invejável. Acreditam que ele se apaixona por uma mulher porque ela é doce e gentil, ou porque faz tudo o que ele quer.

Não há uma lista

O amor não cresce a partir de uma checklist para a maioria dos homens. De fato, nem sempre é algo que ele pode explicar ou descrever. A maioria dos homens não sai em busca de amor ou compromisso, isso simplesmente acontece e os envolve e, de repente, ele percebe que está apaixonado por uma mulher incrível, que o surpreenda, com quem quer se comprometer a longo prazo. 

Aqui está o que não faz um homem se apaixonar

Antes de falarmos sobre o que faz os homens se apaixonarem, vamos falar justamente o contrário: o que não faz ele cair de amores por você. Os homens não se apaixonam porque você é a mulher “perfeita”. Não é porque você sempre cozinha suas comidas favoritas e nunca o desafia ou discute com ele. Os homens não se apaixonam por mulheres que os adoram. Eles não se apaixonam por causa das coisas que você diz ou faz. Não é sobre agir de uma certa maneira, é sobre ser de uma certa maneira. É sobre quem você é.

Como eu disse anteriormente, não se trata de atender aos requisitos de uma checklist. Claro, todo cara tem suas preferências, mas ele pode ficar com um monte de mulheres e ainda não encontram ninguém especial. Há algo diferente nas mulheres que fazem os homens se apaixonarem profundamente

Os homens querem um desafio. 

Nos sentimos melhor quando somos mantidos em um alto padrão e quando temos objetivos para melhorar a nós mesmos. Queremos isso de nossas amizades e também de nossos relacionamentos românticos.

Não é esse o tipo de cara que as mulheres querem, um cara que fará todo o possível para ser melhor por ela? Para ser digno de seu amor? Esse é o tipo de mulher que os homens também querem, alguém que os inspirem a ser melhor.

casal feliz no relacionamento

Parceria

Os homens também querem mulheres que sejam parceiras, que possam ajudar nas suas conquistas de bens materiais. Geralmente, os homens não gostam de mulheres dependentes nem emocionais nem financeiramente. Os homens se encantam, principalmente, por aquelas que têm a capacidade de compartilhar e são generosas, mas que saibam colocar limites quando necessário.

É claro que a atração física conta. Porém, se o homem não sentir admiração pela parceira, achar que ela é envolvente, sentir vontade de conversar durante horas com ela, provavelmente não vai evoluir para algo mais sério.

No entanto, há algo fundamental que você precisa saber: cada homem tem seu tempo para querer um compromisso. O sexo masculino, normalmente associa um relacionamento sério à perda de liberdade. Porém, quando estão mais maduros, prontos para assumir um relacionamento estável, eles não se importam de abrir mão dessa liberdade.  Na cabeça de um homem apaixonado, não vai ser uma perda e sim um ganho.

O que prende o homem em um relacionamento?

A cabeça de um homem apaixonado é bem simples. Ele fica em um relacionamento quando se sente feliz, confortável e tem uma admiração pela mulher que está ao seu lado. Separei algumas razões mais comuns que prendem um homem em um relacionamento

Ele se sente visto e apreciado por quem ele é.

Os homens estão absolutamente famintos por apreciação. Você pode não perceber, porque ele provavelmente não pede, mas verá o efeito que isso tem sobre ele quando você mostrar uma apreço verdadeiro. Ele fica mais carinhoso, mais envolvido, começa a fazer mais por você.

Apreciação é o que atinge um homem no nível mais profundo.  Não se trata apenas de dizer “obrigado” toda vez que ele faz algo de bom. É mais profundo que isso. É sobre ver e apreciar a pessoa que ele é. Não é sobre suas realizações no nível da superfície, é sobre quem ele é, sob todos os aspectos externos. 

Ele se sente um vencedor no relacionamento

Um homem nunca ficará em um relacionamento em que se sinta um perdedor. Não importa o quão impressionante ou surpreendente a mulher é. Os homens precisam se sentir vencedores. É isso que move um homem. Isso é o que explica todo o seu comportamento.

Se uma mulher traz o melhor de seu homem e o inspira a ser o melhor de si, dando-lhe a confiança de saber que ele pode conseguir o que quer, ele nunca vai querer deixá-la ir.

Ele quer ficar perto

É realmente simples assim. Quando é bom estar perto de você, ele quer estar perto de você. Isso não significa que você nunca ficará triste ou de mau humor. Isso significa que, em geral, seu humor e vibração são positivos. Você tem uma presença calorosa e convidativa que faz ele se sentir relaxado e à vontade.

A mulher é o pacote total

Todo homem tem uma ideia do que é o pacote total. Eu acho que você poderia dizer que é semelhante a uma checklist, mas os homens não são tão rígidos quanto muitas mulheres podem ser. Alguns caras gostam de uma mulher doce que quer ficar em casa e criar os filhos. Outros homens gostam de uma mulher ambiciosa que está trabalhando duro pela sua carreira

Todo homem tem seu tipo quando se trata de traços físicos e tipos de personalidade. Se você combinar com o que ele gosta, na maioria das vezes, atrairá seu interesse. O que faz um homem se apaixonar é quando você está uma nota acima do resto. É sobre ser uma mulher de alto valor, capaz de ter um relacionamento saudável e amoroso. Você não pode fingir ser o pacote total. Você o prende sendo a melhor versão de você.

Mostrar quem é de verdade

Isso não é tão fácil quanto parece. Muitos de nós têm problemas com a vulnerabilidade, provavelmente porque fomos machucados muito no passado. Para estabelecer a base certa para um relacionamento duradouro, você precisa ser autêntica. Os homens não se apaixonam por uma ilusão ou fachada. Uma mulher precisa estar aberta ao amor, ela precisa estar pronta para o amor, ela precisa ser honesta e vulnerável.

Você melhora a vida dele estando nela.

O que faz um homem ficar e continuar vendo você é saber que quando ele está perto de você, ele é feliz. Pode parecer simples, mas na maioria das vezes, na cabeça de um homem apaixonado, tudo se resume a sensação de conforto. A necessidade de compromisso surge de uma necessidade emocional profunda no homem. O homem passa a ver a mulher como uma parte necessária de sua vida, quando os dois compartilham experiências que servem para criar atração emocional.

blog italo casal feliz no relacionamento

Como funciona a cabeça de um homem apaixonado- Conclusão

Espero que este artigo tenha ajudado você a entender como funciona a cabeça de um homem apaixonado. Viu como é bem mais simples do que você imaginava? 

E lembre-se, por mais que você possa possa estar apaixonada por um cara, e que você possam parecer absolutamente perfeitos um para a outro, pode ser que não funcione. Não importa se ele parece o cara dos sonhos que você passou a vida inteira esperando. Se ele lhe disser que não pode estar em um relacionamento agora, acredite nele e siga em frente. Pode funcionar no futuro? Talvez. Mas não vivemos no futuro, vivemos no momento. 

Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o blog e me veja quebrar mais um código dos homens. Até a próxima!

Comentários

Leia também

O guia para conversas irreristíveis pela internet

Baixe o e-book “oi, sumida” e aprenda os princípios de uma conversa online envolvente e irresistível.


Você está 100% Livre de SPAM

O guia para conversas irreristíveis pela internet

Baixe o e-book “oi, sumida” e aprenda os princípios de uma conversa online envolvente e irresistível.


Você está 100% Livre de SPAM